Notícias • Publicado a 07, Abril de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

O Diretor de Serviços, Planeamento e Operações do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em representação do Presidente do SRPCBA, afirmou hoje que, apesar da redução da periodicidade sísmica e de libertação de energia nos últimos dias, “a crise sismovulcânica na Ilha de São Jorge mantém-se acima do normal”.

“Não foram também registados sismos híbridos desde o último reporte”, salientou Luís Moniz Barreto, que falava após o 'briefing' diário em que participam várias entidades envolvidas na crise sismovulcânica em São Jorge.

Questionado pelos jornalistas sobre a possível retoma gradual da chamada “normalidade” na Vila das Velas, o Diretor de Serviços, Planeamento e Operações do SRPCBA declarou que embora de momento não existam medidas restritivas impostas às populações como tem sido reiterado pelos membros do Governo Regional e, novamente, pelo Serviço Regional de Proteção Civil ao longo dos últimos tempos, é feito um apelo "à responsabilidade da população, com as medidas de autoproteção, manter a vigilância e fazer a sua vida normal dentro da «anormalidade» que a situação impõe”.

No que diz respeito à atividade operacional, Luís Moniz Barreto revelou que as Forças Armadas, através do Comando Operacional dos Açores (COA) terminaram o reconhecimento dos portos, portinhos e possíveis pontos de extração ao longo da costa da Ilha de São Jorge, com o objetivo de identificar os portos utilizáveis em toda a ilha para obter vias de circulação caso seja ativado o plano de evacuação tanto por terra como por mar.

“Os dados sobre este levantamento ainda estão em análise e, em princípio, hoje ou amanhã já teremos os resultados”, adiantou.

O Diretor de Serviços, Planeamento e Operações do SRPCBA referiu ainda que “vão continuar também as ações de planeamento tanto por parte do Serviço Regional, Serviços Municipais, bem como dos demais agentes de Proteção Civil e entidades colaboradoras”.

O SRPCBA reforça uma vez mais o alerta à população, sublinhando que as pessoas devem continuar a seguir as informações e as recomendações das entidades oficiais.

Segundo os mais recentes dados disponibilizados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), ao longo do dia de ontem, 6 de abril, foram contabilizados cerca de 235 eventos (dois sentidos pela população). Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 95 eventos (três sentidos pela população).

Desde o dia 19 de março, até ao momento foram registados 27854 sismos, dos quais 233 sentidos pela população. Pelo exposto, o CIVISA encontra-se em alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.