Notícias • Publicado a 09, Abril de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Apesar da diminuição significativa da frequência diária de sismos, conforme revelou o CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, as medidas de autovigilância e autoproteção devem ser mantidas pela população.

É de salientar que, embora até à presente hora o registo seja apenas de 46 sismos, a situação mantém-se acima do normal e que a questão do agravamento do estado do tempo nos Açores, com a passagem da depressão “Evelyn”, é suscetível de comprometer a monotorização feita pelos sismógrafos, de acordo com a informação facultada pelo CIVISA. 

Os 46 sismos registados na rede desde a meia noite é um valor subavaliado por causa da passagem da tempestade Evelyn, neste caso concreto sobre a ilha de São Jorge, uma vez que o vento, a vibração e a agitação marítima compromete a monitorização feita pelos sismógrafos.

Acrescente-se que os sinais de baixa energia e baixa magnitude acabam por não ser visíveis ao operador que trabalha no centro da aquisição de dados, pelo que não estará a ser refletida a sismicidade real.

Reforça-se a importância das pessoas continuarem a seguir as informações e as recomendações das entidades oficiais, da mesma forma que o SRPCBA irá continuar a desempenhar as suas tarefas, a exercer as suas funções, bem como a sua atividade diária sempre com vigilância.

Segundo os mais recentes dados disponibilizados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), ao longo do dia de ontem, 8 de abril, foram contabilizados cerca de 150 eventos (dois sentidos pela população). Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 46 eventos (nenhum sentido pela população).

Desde o dia 19 de março, até ao momento foram registados 28111 sismos, dos quais 238 sentidos pela população. Pelo exposto, o CIVISA encontra-se em alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.