Notícias • Publicado a 11, Abril de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Apesar da diminuição significativa da frequência de sismos, confirmada pelo CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismo-vulcânica dos Açores, o Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores apela à população para manter todas as medidas de vigilância e autoproteção.

Após reunião tida ontem, o Gabinete de Crise do CIVISA decidiu manter o nível de Alerta V4 para a ilha de São Jorge.

Também ao longo do dia de ontem, 10 de abril, foram contabilizados pelo CIVISA 27 eventos (um dos quais sentido), tendo a atividade sísmica diminuído em relação ao observado no dia anterior.

Entre as 00h00 e as 10h00 de hoje, já foram contabilizados aproximadamente 18 eventos, em que a maioria dos sismos registados, até ao momento, é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica.

Apesar de mascarada pela situação meteorológica, a situação é de clara redução de eventos, de acordo com Fátima Viveiros, coordenadora do CIVISA, na Operação em São Jorge, aguardando-se a melhoria das condições meteorológicas para uma melhor leitura de todos os sinais e instalação de mais equipamento auxiliar.

O Comando Operacional dos Açores, através da marinha, mantém o reconhecimento que está a levar acabo nos portos identificados como praticáveis, que possam vir a ser pontos de extração.

As forças armadas mantêm em São Jorge um efetivo de 61 militares.

Desde o dia 19 de março, e até ao momento, foram registados 28.179 sismos, dos quais 240 sentidos pela população.

O Briefing de hoje, realizado pela Proteção Civil e pelo CIVISA, contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.