Notícias • Publicado a 18, Abril de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 34 eventos, um dos quais sentido pela população. No dia de ontem foram registados 281 eventos, três dos quais sentidos, tendo a atividade sísmica aumentado ligeiramente em relação ao dia anterior.

A maioria dos sismos registados até ao momento é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), os registos do trabalho de campo continuam a não revelar, até à data, a identificação de qualquer anomalia.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém o seu estado de prontidão e vigilância, continuando a desempenhar as suas tarefas e atividade diária.

Recomenda-se à população que continue a seguir as informações e as recomendações das entidades oficiais.

Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados mais de 29.200 sismos, dos quais 252 sentidos pela população.

O CIVISA mantém o nível de Alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.

O ‘briefing’, que reúne várias entidades envolvidas na crise sismovulcânica em São Jorge, está previsto decorrer à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, podendo estar sujeito a alterações consoante o evoluir da situação.