Notícias • Publicado a 12, Maio de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 79 sismos, um dos quais sentidos. No dia de ontem foram registados 154 sismos, estando a atividade sísmica estacionária em relação ao dia anterior. A maioria dos eventos registados, até ao momento, é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica.

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), os registos do trabalho de campo continuam a não revelar, até à data, a identificação de qualquer anomalia. O CIVISA continua também a proceder ao tratamento de imagens de satélite que, de acordo com os últimos dados disponíveis, não revelaram qualquer deformação significativa.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém o seu estado de prontidão e vigilância.

Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados mais de 33.690 sismos, dos quais 272 sentidos pela população. O CIVISA mantém o nível de Alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.