Notícias • Publicado a 19, Maio de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 25 sismos, dos quais nenhum sentido. Desde o dia 10 até ao dia 14 de maio, registou-se uma frequência diária de sismos entre 100 a 160 eventos por dia. Entre 15 de maio e até hoje, verificou-se um decréscimo significativo da frequência sísmica diária. Contudo, durante esse mesmo período, mais precisamente a 17 de maio, registou-se um aumento da sismicidade sentida pela população, tendo-se contabilizado cinco sismos sentidos nesse dia.

A maioria dos eventos registados, até ao momento, é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) continua a proceder ao tratamento de imagens de satélite que, de acordo com os últimos dados disponíveis, não revelaram qualquer deformação significativa.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém o seu estado de prontidão e vigilância.

Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados 34.312 sismos, dos quais 280 sentidos pela população. O CIVISA mantém o nível de Alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.