Notícias • Publicado a 02, Junho de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados 72 sismos e no dia de ontem foram contabilizados 118, nenhum sentido. Desde o dia 26 de maio até à manhã de hoje, foram registados no total 783 eventos, dos quais dois sentidos pela população, verificando-se um decréscimo da atividade sísmica em relação à semana anterior.

A maioria dos eventos registados, até ao momento, é de baixa magnitude e evidencia uma origem de natureza tectónica.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) continua a proceder ao tratamento de imagens de satélite que, de acordo com os últimos dados disponíveis, não revelaram qualquer deformação significativa.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém a capacidade de meios instalada no terreno.

Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados 36.691 sismos, dos quais 284 sentidos pela população. O CIVISA mantém o nível de Alerta V4.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.