Notícias • Publicado a 09, Junho de 2022

Comunicado SRPCBA – Ponto de situação da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge

 O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) determinou hoje a descida do nível de alerta vulcânico de V4 para V3 na ilha de São Jorge.

Segundo o CIVISA, esta decisão deve-se à tendência decrescente da sismicidade que se tem vindo a registar, embora de forma lenta, quer na frequência diária, quer na magnitude dos sismos, desde o início do mês de abril, assim como a ausência de outros sinais anómalos ao nível da deformação dos gases e das águas.

O CIVISA refere que esta descida do nível não significa que a situação esteja estável ou tenha terminado, lembrando que o sistema fissural vulcânico de Manadas se mantém ativo. Serão mantidos os níveis de monitorização na ilha de São Jorge e está a ser providenciado o reforço da rede de observação sismovulcânica permanente, no sentido de, caso o padrão de atividade se inverta, poder detetar sinais precursores de uma nova situação pré-eruptiva.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros do Açores (SRPCBA), em coordenação com o Comando Operacional dos Açores (COA), mantém a capacidade e meios instalados no terreno, apelando à população que continue vigilante e pronta para reagir a alguma informação, transmitida pelas entidades oficiais, que exija tomada de ação.

Desde o dia 2 de junho até à manhã de hoje, foram registados no total 792 eventos, dos quais três sentidos pela população, verificando-se, desde o dia 6 de junho, um decréscimo significativo da frequência diária de sismos.

Desde o dia 19 de março até à data de hoje, foram registados 37.411 sismos, dos quais 287 sentidos pela população.

Toda a informação relativa à crise sismovulcânica pode ser acompanhada e consultada em http://www.ivar.azores.gov.pt/sjorge/Paginas/default.aspx.