Galeria Fotográfica

Notícias • Publicado a 05, Julho de 2022

Mensagem de Agradecimento - Bombeiros de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória participam no Movimento “Ajudar Ucrânia”

No final do mês de fevereiro deste ano recebemos, através dos órgãos de comunicação social, a notícia que esperávamos nunca ter de nos deparar: as tropas russas invadem a Ucrânia, colocando o país debaixo de fogo, obrigando milhões de ucranianos a terem de fugir, deixando tudo para trás e a ficar sem nada, além dos milhares de mortos registados num combate sem fim à vista.

Com este cenário devastador rapidamente surgiram, pelo mundo, ondas de solidariedade com a organização de movimentos que apelavam por ajuda ao povo Ucraniano. Era impossível alguém ficar indiferente a esta situação, aparentemente longínqua mas, ao mesmo tempo, tão próxima, e que nos levou a todos nós, de uma forma ou outra, a apoiar aquelas pessoas que, de um dia para o outro, se  tornaram deslocados e refugiados. Por cá, a ilha Terceira rapidamente agiu e foram organizados grupos de modo a recolher donativos junto da comunidade terceirense aderiu de imediato às iniciativas. A vossa Associação, o vosso Corpo de Bombeiros, as vossas mulheres e os vossos homens são exemplo disso.

E é por este motivo que venho, enquanto Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, expressar o meu mais sincero reconhecimento e orgulho pela vossa dedicação e empenho ao abraçar o movimento “Ajudar Ucrânia”, criado na ilha Terceira, que teve como nobre causa recolher bens com o objetivo de enviar para o povo Ucraniano.

A vossa participação neste movimento, que reuniu 13 toneladas de bens em três contentores que tiveram como destino final Lublin na Polónia, a 170 km da fronteira com a Ucrânia, demonstrou aquela que é a missão dos Bombeiros e que está bem viva nos vossos elementos: servir, proteger e prestar auxílio a quem necessita. Servir o próximo – mesmo que seja além fronteiras, como é o caso – de forma altruísta e voluntária, numa altura em que frequentemente se constata a primazia do individualismo na nossa sociedade.

Neste processo todo não poderia deixar de endereçar esta mensagem sem mencionar os bombeiros Gil Branco do Corpo de Bombeiros de Angra do Heroísmo e Hugo Sales do Corpo de Bombeiros que, juntamente os civis Clélio Garcia, Sara Gonçalves e Igor Azevedo, carregaram os contentores na Terceira, com ajuda de outras pessoas, e rumaram até Lisboa para esperar os bens recolhidos.

Além de ter abdicado dos seus horários de descanso e do tempo para estar com a sua família para proceder à recolha de bens, separação, triagem, embalamento e carregamento para os contentores, é de salientar o árduo trajeto realizado, durante oito dias, perfazendo 7408 km de ida e volta, sempre com objetivo de garantir que tudo seria entregue o mais perto possível de quem mais precisava.

Neste texto, queria também estender o agradecimento aos Comandantes dos Corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo, Vítor Trindade, e da Praia da Vitória, Alexandre Cunha, pelo empenho e apoio prestado a esta missão com a disponibilização de operacionais.

Além desta enorme e indiscritível missão, o grupo de voluntários da Terceira recolheu ainda um casal de meia idade, fugidos da guerra, e resgataram uma voluntária dos Açores que estava em Varsóvia.

Impõe-se, por isso, palavras sinceras de agradecimento a estes homens por tamanha generosidade, solidariedade e humanismo, levando o nome dos Açores e, particularmente, da ilha Terceira além-fronteiras. São um verdadeiro motivo de orgulho para este Serviço, para a Região e para Portugal.

Presidente do SRPCBA

Eduardo Jorge Faria