Notícias • Publicado a 02, Março de 2023

Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores salientou importância do Dia Mundial da Proteção Civil

O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) salientou na quarta-feira a importância do Dia Mundial da Proteção Civil como forma de “homenagear os agentes de proteção civil e destacar o papel do SRPCBA na região”.

“O SRPCBA está preparado, é parte integrante da sociedade e é fundamental que a população saiba que pode contar com o sistema de Proteção Civil e que, todos juntos, saberemos construir um futuro mais solidário, mais protegido e mais seguro”, frisou Rui Andrade.

O Presidente do SRPCBA, que falava aos jornalistas em Angra do Heroísmo no âmbito do Dia Mundial da Proteção Civil, referiu que esta data é também uma oportunidade para reforçar a cultura de segurança e prevenção na região, através do reforço de “campanhas de sensibilização e de prevenção, principalmente junto daqueles que são o nosso futuro: as crianças”.

Na ocasião, Rui Andrade referiu também que os desafios do SRPCBA passam pela “descontinuidade geográfica” do arquipélago, que “obriga a um planeamento mais exigente e à existência de recursos em redundância”, e pela necessidade de a Proteção Civil “ter de estar permanentemente atualizada no âmbito da formação”.

Por outro lado, Rui Andrade afirmou que pretende reequipar os corpos de bombeiros, acrescentando que “no ano passado foi realizado um investimento na aquisição de quatro viaturas de socorro e, este ano, temos intenção de adquirir quatro viaturas de socorro”.

“Temos intenção de reforçar o nosso transporte terrestre de doentes urgentes, aprovar documentos importantes, como o modelo de financiamento, para que as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários estejam estabilizadas financeira e operacionalmente”, concluiu.

 O SRPCBA assinalou, este ano, o Dia Mundial da Proteção Civil no Parque Multissetorial da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, com a realização de um evento que reuniu cerca de 20 agentes de proteção civil e entidades que, ao longo do dia, mostraram os seus meios e dinamizaram ações de sensibilização e informação.

A iniciativa, além da população em geral, recebeu mais de 1000 crianças e jovens das creches, jardins-de-infância, ATLs, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário das escolas da ilha Terceira.