Notícias • Publicado a 10, Junho de 2023

Presidente do Governo recebeu distinção em nome da Proteção Civil dos Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje, em nome do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a Ordem de Mérito, atribuída no 10 de Junho, pela resposta dada à crise sismovulcânica que se verificou em São Jorge em 2022.

A distinção foi atribuída pelo Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, numa sessão tida no Solar da Madre de Deus, que se seguiu a uma primeira comemoração do Dia de Portugal no centro de Angra do Heroísmo.

“Com muitas ou poucas capacidades instaladas, o planeamento, o treino, o reconhecimento da gravidade pela prevenção foi essencial para uma boa projeção de meios em tempo recorde na ilha de São Jorge e com uma coordenação fantástica com todas as instituições”, sublinhou o Presidente do Governo, falando aos jornalistas no final da sessão de homenagem.

A Ordem, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi entregue pelo Representante da República esta manhã, numa sessão que distinguiu também o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA) e o Comando Operacional dos Açores (COA).

José Manuel Bolieiro declarou “reconhecimento e gratidão por todo o esforço que foi feito” pelas instituições distinguidas, em concreto a Proteção Civil.

“Deixo um reconhecimento a todas as mulheres e homens que, na Proteção Civil dos Açores, fazem por estar ao serviço, dando de si sem pensarem em si”, declarou ainda o governante, lembrando um dos motes da crise sismovulcânica: todos estavam “preparados para o pior, mas esperando o melhor”.

“A prevenção é não apenas uma visão de futuro, mas uma atitude que no presente acalma e dá orientação as populações”, vincou ainda o Presidente do Governo.