Notícias • Publicado a 10, Julho de 2023

Presidente do Governo entregou hoje Ordem de Mérito à Proteção Civil e Bombeiros dos Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, entregou hoje, em Angra do Heroísmo, a Ordem de Mérito, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a propósito do mais recente Dia de Portugal.

José Manuel Bolieiro havia recebido a distinção, em nome do SRPCBA, no passado dia de Portugal, 10 de Junho, numa sessão tida no Solar da Madre de Deus – a distinção, resultante do trabalho desenvolvido aquando da crise sismovulcânica em São Jorge, foi atribuída pelo Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino.

Hoje, precisamente um mês depois do momento, o governante entregou a Ordem de Mérito aos seus destinatários finais, na pessoa do Presidente do SRPCBA, Rui Andrade.

“Este foi um momento de reconhecimento do mérito, da dedicação e do entusiasmo com que todos cumprem a sua missão”, declarou José Manuel Bolieiro.

A condição dos Açores, e as suas especificidades em matéria de natureza – “bonita e linda mas por vezes também trágica” -, obrigam a que diariamente haja uma atenção e cuidado para com fenómenos sísmicos, por exemplo, sendo a Proteção Civil e os bombeiros garantes de estabilidade e segurança das populações.

“O risco profissional é muito. É vida por vida. Importa haver um reconhecimento e dignificação da carreira” de todos, prosseguiu ainda o Presidente do Governo dos Açores.

O governante instou ainda todos – do poder local aos cidadãos – a apoiarem as corporações de bombeiros, asseverando ainda disponibilidade do poder regional autónomo para parcerias e investimentos no setor.

“Instituição e instituição e cidadão a cidadão” deve também ser instituída uma literacia para as questões da proteção civil, concretizou José Manuel Bolieiro.

A Ordem do Mérito é uma Ordem Honorífica Portuguesa que se destina a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade. Além de Membro Honorário, grau atribuído ao SRPCBA, compreende os seguintes graus: Medalha, Oficial, Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz.

O SRPCBA, simbolizando o trabalho, dedicação e espírito de sacrifício de todo o pessoal que presta serviço, quer nos Corpos de Bombeiros, quer na área da Proteção Civil, pela forma exemplar e extraordinária dedicação à população e pelo modo como, no âmbito da sua missão, orientou, coordenou e fiscalizou as atividades de proteção civil e dos corpos de bombeiros durante toda a crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, ajudando assim a manter a tranquilidade social e o normal funcionamento da sociedade.

A “coordenação” entre “todas as instituições” que prestaram serviço em São Jorge, sempre com o SRPCBA como pilar de suporte, foi também enaltecida na sessão de hoje pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, que se comprometeu ainda a consolidar os avanços já registados para o futuro Estatuto Social do Bombeiro.