Notícias • Publicado a 10, Novembro de 2025

Exercício TOURO25 reforça preparação e eficácia do sistema de Proteção Civil nos Açores, afirma Alonso Miguel

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, destacou o papel do exercício TOURO25 na consolidação de um sistema de proteção civil mais preparado, coordenado e resiliente, capaz de garantir uma resposta eficaz e integrada em situações de emergência.

"Sem um sistema robusto e preparado, seríamos uma comunidade vulnerável e desamparada nos momentos mais críticos. A capacidade de reagir com rapidez, coordenação e eficácia é determinante para salvar vidas”, sublinha.

“Cada exercício, cada treino e cada investimento são oportunidades de aprender, evoluir e aperfeiçoar continuamente”, afirmou o governante, realçando que “o TOURO25 é mais do que um exercício, é um compromisso do Governo dos Açores com um sistema de proteção civil cada vez mais integrado e próximo das populações”.

Organizado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o TOURO25 decorreu entre 6 e 8 de novembro, na ilha do Faial, reunindo 22 entidades e cerca de 150 operacionais, além de figurantes e técnicos.

Durante três dias, perante um cenário de condições meteorológicas adversas, foram testadas respostas operacionais a cenários complexos, incluindo movimentos de vertentes, evacuações, acidentes multivítimas e incidentes com matérias perigosas, colocando à prova os diferentes agentes do Sistema de Proteção Civil.

Pela primeira vez, o exercício combinou workshops temáticos seguidos de exercícios LIVEX (movimentação de meios no terreno), num modelo que possibilitou uma abordagem mais integrada entre a formação técnica e o treino operacional.

Alonso Miguel, que presidiu à sessão de abertura do TOURO25 e esteve num dos diversos cenários do exercício, acompanhado do Presidente do SRPCBA, Rui Andrade, realçou a importância da articulação entre entidades e da preparação dos agentes envolvidos, sublinhando que “a melhoria contínua é a chave para a excelência em proteção civil, exigindo que se esteja permanentemente um passo à frente, antecipando desafios e desenvolvendo soluções inovadoras para proteger a comunidade”.

O Secretário Regional, que tutela a pasta da Proteção Civil, recordou que, além de treino, esta é uma área que requer recursos humanos qualificados, motivados e devidamente apoiados no desempenho das suas missões. 

Nesse sentido, destacou o investimento contínuo do Governo dos Açores, sublinhando que, nos últimos cinco anos, já foram investidos mais de 60 milhões de euros na Proteção Civil, acrescentando ainda que o Plano de investimentos do SRPCBA para 2026 ascende a 12,5 milhões de euros, o segundo maior valor de sempre, garantindo a continuidade de uma estratégia de reforço e modernização do sistema.

Entre as medidas em curso, Alonso Miguel destacou “a aquisição de novas viaturas e equipamentos, o reforço da verba do Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, que passa de 500 mil para 750 mil euros, contribuindo para fortalecer a atividade operacional, e ainda o acréscimo de 350 mil euros na verba destinada à Emergência Médica Pré-Hospitalar, o que permitirá concretizar um novo aumento salarial dos bombeiros, a definir em Portaria das Condições de Trabalho”.

“Investir em proteção civil é investir na qualidade de vida dos Açorianos”, sublinhou.

Alonso Miguel terminou, deixando “um sincero agradecimento a todos os envolvidos” pelo empenho demonstrado, desde bombeiros, forças de segurança, forças armadas, Câmara Municipal da Horta, Autoridade Marítima Nacional, Cruz Vermelha Portuguesa, Sociedade Açoreana de Armazenagem de Gás (SAAGA), departamentos governamentais, entidades com dever de cooperação e instituições científicas, que contribuíram para o sucesso deste exercício.