Notícias • Publicado a 17, Setembro de 2026
Basalto 26.3 testa resposta a situações de emergência na ilha das Flores
A ilha das Flores acolhe, nos dias 17 e 18 de setembro, o Exercício Basalto 26.3, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), envolvendo os municípios de Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores.
O exercício decorre num cenário simulado de condições meteorológicas adversas, marcado por precipitação persistente e movimentos de vertente, que determina a evacuação preventiva da população da Fajãzinha e o seu acolhimento numa Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), em Santa Cruz das Flores.
Esta iniciativa permite testar os procedimentos de evacuação e de apoio à população, reforçar a coordenação e a comunicação entre as entidades envolvidas e avaliar a capacidade de resposta perante uma situação de emergência.
O programa integra também uma ação de formação dirigida às Comissões Municipais de Proteção Civil, reforçando a preparação dos responsáveis locais para o planeamento e a gestão de situações de emergência.