Notícias • Publicado a 27, Outubro de 2015

Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico A TERRA TREME

O SRPCBA divulga a atividade divulgada pela ANPC; este terá lugar no dia 06 de novembro, pelas 11h06 :Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico A TERRA TREME.

"Estão todos convidados a participar neste exercício nacional, praticando os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: 
– Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; 
– Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; 
– Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.

Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e nas ações, onde destacamos o papel da escola e da comunidade educativa no incentivo a uma cidadania verdadeiramente ativa em matéria de proteção e segurança.

Para além da prática dos 3 gestos, no minuto definido para o exercício, A TERRA TREME visa promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela terceira vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.

Mais informações e dados adicionais em www.aterratreme.pt, onde poderá consultar a informação sobre o projeto, encontrar os vários recursos de comunicação e de apoio à sua divulgação, e ainda uma Ficha de Participação (basta clicar na frase “Participe neste exercício - Inscreva-se aqui”, preencher os dados solicitados e pressionar o botão “Inscrever”), dando visibilidade a essa participação". (ANPC)