Comunicados Sismológicos • Publicado a 06, Dezembro de 2015

COMUNICADO SISMOLÓGICO 62/2015

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 03:45 (hora local = hora UTC-1), do dia 6 de dezembro foi registado um evento com magnitude 2.9 (Richter) e epicentro a cerca de 7 km a W de Luz, ilha Graciosa.


De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Guadalupe, ilha Graciosa.


O CIVISA informa ainda que entre as 01:18 (hora local = hora UTC-1) do dia 5 de dezembro e as 10:50 do dia 6 de dezembro foram registados 16 eventos na mesma região epicentral, com os epicentros a definirem uma faixa de direção NE-SW. A atual zona sismogénica foi já palco de significativa atividade sísmica no passado, destacando-se a crise sísmica de março de 2012 durante a qual foram registados 300 eventos, na sua maioria de magnitude inferior a 2,0 ML.
O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

DOCUMENTOS AUXILIARES: