Notícias • Publicado a 03, Maio de 2016

Proteção Civil dos Açores participa no desenvolvimento de soluções informáticas a nível mundial

Angra do Heroísmo , 3 de Maio de 2016

Proteção Civil dos Açores participa no desenvolvimento de soluções informáticas a nível mundial

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Angra do Heroísmo, a "evolução" registada nos últimos anos na ação desenvolvida pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores(SRPCBA).

Luís Cabral, que falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação com a empresa Hexagon/Intergraph para o desenvolvimento, apresentação e promoção mundial da aplicação informática IPT/Triage, frisou que este acordo decorre de um trabalho silencioso, mas concretizado de uma “forma muito dinâmica” pelo SRPCBA.

Na sua intervenção, Luís Cabral salientou que este acordo visa também a continuação da melhoria do serviço prestado aos Açorianos, atendendo à evolução contínua que exige.

"Só assim poderemos estar na linha da frente do desenvolvimento nesta área e continuar a ser um parceiro credível, como fomos capazes de demonstrar à Hexagon/ Intergraph”, afirmou.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores vai beneficiar do conhecimento consolidado que já possui nesta área ao tornar-se parceiro científico desta empresa, que irá comercializar no mercado mundial a solução desenvolvida em parceria com o SRPCBA.

Esta parceria, além da projeção internacional dos Açores e do sistema de Proteção Civil regional, permitirá que o SRPCBA receba, como contrapartida pela colaboração no desenvolvimento, customização, promoção e demonstração da aplicação informática, uma percentagem das vendas realizadas, que reverterão para o funcionamento do serviço de emergência médica.

O IPT/Triage é um sistema integrado de triagem para a solução de atendimento e despacho que já é comercializada pela Hexagon/Intergraph.

A sua apresentação mundial será feita pelo Serviço de Proteção Civil dos Açores na reunião de utilizadores Hexagon que terá lugar em Anaheim, na Califórnia, EUA, entre 13 e 16 de junho.

Com a assinatura deste protocolo, a Região Autónoma dos Açores conquista uma posição de destaque no desenvolvimento tecnológico dos sistemas informáticos de proteção e socorro a nível mundial.

GaCS/AIC