Nota Informativa • Publicado a 20, Março de 2022 às 13:01

 

Nota informativa nº 1

 

20/03/2022

 

Proteção Civil acompanha atividade sísmica registada na ilha de São Jorge

 

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que se encontra a acompanhar, através do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica constante que se tem vindo a registar desde as 17h00 do dia de ontem, na ilha de São Jorge.

Com o objetivo de transmitir a informação recolhida até ao momento, o SRPCBA contactou os Presidentes das Câmaras Municipais e os Corpos de Bombeiros de Velas e de Calheta para se manterem vigilantes e poderem auxiliar a população local no que for necessário.

Por outro lado, o SRPCBA solicitou ao Comando Operacional dos Açores o apoio às Forças Armadas para o empenhamento de uma aeronave C-295 da Força Aérea para se proceder ao transporte, esta manhã, de uma equipa de técnicos do CIVISA para a ilha de São Jorge, com o intuito de avaliar a situação no terreno.

Em caso de necessidade e mediante as conclusões da análise que está a ser efetuada pelos técnicos do CIVISA, o SRPCBA tem preparada uma equipa com elementos deste serviço e com equipamento de telecomunicações para ser projetada para São Jorge.

Apela-se à população que mantenha a calma e que siga as informações e recomendações difundidas pelas autoridades e comunicação social.

As medidas de autoproteção para sismos poderão ser consultadas em https://www.prociv.azores.gov.pt/fotos/paginas/51593620812.pdf

O CIVISA recomenda à população que, caso sinta um sismo, preencha um inquérito para se obter uma análise rigorosa dos efeitos de eventos desta natureza. O inquérito está disponível em http://civisa.azores.gov.pt/inquerito-macrossismica/Paginas/default.aspx

O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.

SRPCBA


Inscreva-se

Receba Avisos Meteorológicos, Comunicados Sismológicos e Notas Informativas na sua caixa de correio.

Escolha os Grupos do Arquipélago dos quais pretende receber notificações:
Pergunta de Segurança